Acessos à página

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Imagens da História da Companhia Riograndense de Telecomunicações - CRT

O governador Leonel Brizola, assina o decreto 13.186 de fevereiro de 1962, nacionalizando os serviços de telefonia no RS, dando origem à CRT.
Crédito - Acervo Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa
 Veja mais imagens históricas da CRT.


Primeiro Logotipo da CRT 1962

Inauguração do prédio-matriz da CRT bloco A. POA 28 de jan. de 1967

Crédito - Acervo Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa

Telefonista da CRT na cidade de Chui em Maio de 1973

Crédito: Acervo Memorial CRT

Inauguração do 1º orelhão da CRT. Praça da Alfândega, Porto Alegre março de 1973
Crédito: Acervo particular Firmo Bernardes

Gov. Euclides Triches inaugura o bloco B do prédio-matriz da CRT em P.Alegre março/1975
Crédito - Acervo Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa

Prédio-Sede da CRT em Porto Alegre em 1980

Crédito: Acervo Memorial CRT

Centro de Treinamento da CRT 1998 - Porto Alegre 
Crédito: Acervo Memorial CRT

Evolução da logomarca CRT


Homem de rede em atividade na rede telefônica aérea. Porto Alegre, 1992.
Crédito:Sindicato dos Telefônicos RS

Primeiro modelo de telefone público usado em Porto Alegre -1973.


Telefone celular que realizou a primeira chamada inaugurando o Serviço Móvel Celular no RS - dez/1992.

Juan Ganzo Fernandez.(1873-1957) Propulsor da telefonia gaúcha

Diploma de inauguração da linha de longa distância POA - Caxias do Sul - 1932

Logomarca da Companhia Telephonica  Riograndense.  POA - 1932

Logotipo da Companhia Telefônica Nacional-CTN -1950

8 comentários:

  1. Olá, gostei muito do seu memorial. Gostaria muito de poder ajudar com informações, mas eu era muito pequeno na época e infelizmente nunca pude visitar o Rio Grande do Sul. Possuo um blog contanto a história da telefonia brasileira chamado Orelhões do Brasil (www.orelhoes.blogspot.com) e se eu pudesse contar com sua ajuda para relatar a linda história dessa estatal ficarei muito grato. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Meu avô paterno foi funcionário da crt em Caxias do Sul..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, então ele deve ter muitas histórias para contar! Se quiser, entre em contato no e-mail do blog, blogsunificados@yahoo.com.br, assim posso saber de um pouco mais e até fazer parceria entre blogs. Ah, caso mandar o e-mail, coloque o assunto CRT que saberei do que se trata! Obrigado pela atenção!

      Excluir
  3. pessoal,vejam quanta importancia tem um memorial, pois estou precisando de informaçoes de guia telefonico do ano 1978 e 1979 e ate agora nao conseguitendo alguem estas listas em casa, solicito compartilhe conosco pois faz parte da historia da crt,meu email e arlindobermann@gmail.com ficarei muiiiito grato

    ResponderExcluir
  4. pessoal colaboradores do memorial estou retornando e insistindo na importancia de cooperaçao pois preciso dos giuas telefonicos de porto alegre rs dos anos de 1975 ate 1980 me ajudarian muito porque e para provar a existencia de instalaçao de telefone na rua delegad grant onde existia um deposito de argamassa,comercio de materiais braga ltda. gratifica-se

    ResponderExcluir
  5. por favor, preiso catalago telefones de 1966/67 de porto alegre onde consigo ?

    ResponderExcluir
  6. OLA,FUI FUNCIONÁRIO DA CRT POR 11 ANOS DE 1976 A 1987 ,FUI DEMITIDO DOENTE,POR JUSTA CAUSA,O SINTTEL ME DEU O ADVOGADO ,MAS PERDI A CAUSA.O SINTTEL NÃO FEZ NADA POR MIM O ADVOGADO ME CORREU DO SEU ESCRITÓRIO QUANDO FUI PEDIR INFORMAÇÕES,ISSO FOI NO GOVERNO DO SARNEY,FOI QUANDO COMEÇOU TODA ESSAS FALCATRUAS QUE VEMOS HOJE...

    ResponderExcluir
  7. FUI CONTINUO DO CEL. NUNES EM 1976 QUANDO ENTRE NA CIA,PASSEI A AUX;TECNICO E EM 1987 ,FUI DEMITIDO DE UMA FORMA UM TANTO CONTROVERSA,ESTAVA COM PROBLEMAS DE SAÚDE,ESTAVA INTERNADO E QUANDO SAI DA CLINICA, A CRT ME DEMITIU POR JUSTA CAUSA,O ADVOGADO DO SINTTEL SIMPLESMENTE ME CORREU DO SEU ESCRITORIO QUANDO FUI PERGUNTAR PELO PROCESSO,ATÉ HOJE BUSCO MEU DIREITO ,TENHO UM PROCESSO NO MINISTERIO DA JUSTIÇA QUE ESTA EM ANDAMENTO.ELES VÃO TER QUE ME PAGAR!!!!

    ResponderExcluir